Os marketplaces Mercado Livre e OLX estão removendo anúncios com preços abusivos de produtos de primeira necessidade na prevenção ao contágio por coronavírus, como álcool em gel e máscaras de proteção. As duas plataformas também proíbem anúncios que usem o termo “coronavírus” e variantes. Usuários que infringirem as normas podem ser multados ou bloqueados. A OLX abriu um canal especial para denúncias dentro da sua central de ajuda.

Produtos que hoje faltam nas prateleiras dos mercados estão recebendo destaque dentro da OLX, desde que estejam com preços aceitáveis. Ofertas de emprego e de serviços por profissionais autônomos também estão sendo destacados, para ajudar os usuários que precisam gerar renda extra neste momento.

O Mercado Livre decidiu não cobrar nenhuma comissão sobre a venda de produtos de primeira necessidade até o dia 31 de março. Isso impacta 690 mil produtos anunciados por 39 mil vendedores em sua plataforma. Por sua vez, a OLX informa que não retém qualquer percentual sobre as vendas e não cobra pela publicação de anúncios, dentro de um limite por categoria.