A Netflix (Android, iOS) continua a investir em jogos para dispositivos móveis. A companhia pretende lançar mais 40 games, em 2023, se somando aos 55 disponíveis no catálogo para assinantes. No total, serão 95 jogos até o fim deste ano, segundo anúncio feito nesta segunda-feira, 20. Mais 70 títulos estão sendo desenvolvidos em parceria com outros estúdios, e 16, nos estúdios internos da plataforma de streaming.

Faz pouco mais de um ano que a Netflix começou a lançar jogos para dispositivos móveis, disponíveis como parte da sua assinatura. A companhia pretende desenvolver um amplo portfólio, em diferentes gêneros e formatos, como indies, sucessos premiados, RPGs, aventuras narrativas, jogos de quebra-cabeça e mais.

A adesão aos games da companhia, no entanto, não tem sido muito grande. Dados mais recentes, de agosto de 2022, obtidos pela CNBC com a Apptopia, uma empresa de análise de aplicativos, mostraram que menos de 1% dos assinantes jogavam seus games diariamente. Na época do levantamento, os jogos da Netflix haviam sido baixados um total de 23,3 milhões de vezes, com uma média de 1,7 milhão de usuários diários, menos de 1% dos então 221 milhões de assinantes.

Os dois principais títulos que a Netflix anunciou, nesta segunda-feira, são os games da franquia Monument Valley, que atualmente são oferecidos por meio da assinatura do Arcade, serviço pago de games da Apple. Monument Valley 1 e 2, desenvolvidos pela Ustwo, fizeram sucesso quando foram lançados.

Games para 2023

Em janeiro de 2023, a Netflix lançou Valiant Hearts: Coming Home, inaugurando uma parceria com a Ubisoft para jogos exclusivos. O próximo lançamento da Ubisoft, em 18 de abril de 2023, será Mighty Quest: Rogue Palace, um jogo ambientado no universo de The Mighty Quest for Epic Loot, anteriormente lançado para Windows, Android e iOS.

Com os lançamentos, a estratégia da companhia também é expandir os mundos das suas produções originais por meio de jogos. Um dos seus títulos mais jogados até agora, segundo a Netflix, é Too Hot to Handle: Love is a Game, baseado em um popular programa de namoro da plataforma. Por meio de uma parceria com a Nanobit, um novo jogo Too Hot to Handle será lançado ainda este ano.