Depois de o WhatsApp adicionar criptografia de ponta a ponta (end-to-end) ao seu aplicativo de conversas, agora é a vez do Viber (Android, iOS, Windows Phone) tomar a mesma medida para proteger os dados dos usuários. Na noite da última terça-feira, 19, a empresa informou que todos os dispositivos que acessam o app – PCs, tablets e smartphones – passarão a ter proteção.

A mudança protegerá as informações em ligações, troca de mensagens entre pessoas, mensagens postadas em grupos e deve chegar aos usuários de todo o mundo nas próximas duas semanas. Cada dispositivo terá uma própria chave de criptografia, algo como uma camada extra de segurança. E assim como acontece com o rival, uma pessoa pode autenticar manualmente se um contato de sua lista é confiável.

Outra novidade apresentada pela companhia é a função "Conversas escondidas". Ela permite que usuários escondam conversas específicas em seus dispositivos na tela principal do Viber. Desse modo, ninguém além do verdadeiro dono poderá ver as conversas privadas. Essa função é destinada para  pessoas que dividem tablets, PCs ou smartphones com familiares, amigos ou em ambiente de trabalho.