A operadora global de satélites Telesat e a TIM finalizaram os testes com satélite de baixa órbita (LEO, na sigla em inglês) que provê conectividade backhaul, utilizando antena Intellian de 85 centímetros para estabelecer circuitos de uplink e downlink de alta capacidade.

Ao todo, foram cinco dias de testes no teleporto da TIM, no Rio de Janeiro, com diversas aplicações móveis 4G durante os quais foi medido o desempenho do tráfego de dados utilizando o satélite LEO, que atingiu uma latência de 38ms. Segundo as companhias, todos os testes foram bem-sucedidos e funcionaram sem interferências, fading ou interrupções, incluindo streaming de vídeo do YouTube 1080p, videoconferência, voz sobre LTE no WhatsApp e compatibilidade de interface.

Para a TIM, os avanços podem significar uma oportunidade para a operadora expandir sua cobertura 4G móvel e de acesso à Internet em regiões remotas do Brasil, onde a fibra ótica não é economicamente viável. Os testes  mostram que o satélite da Telesat é capaz de proporcionar uma rede de Gbps de conectividade backhaul acessível e de alto desempenho.

A TIM também aposta nesse tipo de tecnologia satelital para expandir o alcance geográfico do 5G. Segundo Silmar Palmeira, diretor de arquitetura, inovação e tecnologia da TIM, o desempenho do satélite de baixa órbita LEO Fase 1 da Telesat teve resultados comparáveis com as conexões terrestres. Por isso, a empresa acredita que a solução vai proporcionar um ecossistema de rede otimizado para aplicações móveis.