Durante evento Google I/O 2025, voltado para desenvolvedores, o Google anunciou uma série de novas funcionalidades para o aplicativo Gemini (Android, iOS) para que a ferramenta avance em sua proposta de ser um assistente de IA multimodal, proativo e personalizado para o usuário. Entre as novidades estão o Gemini Live, Imagen 4, Veo 3, Deep Research e Canvas, além de integração com o Gmail, Google Drive e Chrome.

Confira os novos recursos:

  • Gemini Live – está disponível gratuitamente para Android e iOS com compartilhamento de câmera e tela. O usuário pode apontar o celular para qualquer coisa e conversar sobre o que está vendo. Entre os exemplos apresentados no Google I/O está uma pessoa que aponta para um caminhão de lixo dizendo que se trata de um carro conversível. A IA corrige o usuário explicando que se trata de um caminhão de lixo.
  • Imagen 4 – o novo modelo de geração de imagens foi integrado ao app e está disponível para maiores de 18 anos experimentarem. Ele possui uma melhor qualidade visual, melhor renderização de texto e velocidade.
  • Veo 3 – o novo modelo de geração de vídeos também foi integrado e possui suporte nativo para efeitos sonoros, ruídos de fundo e diálogos entre personagens. Já está disponível.
  • Deep Research – é possível combinar dados públicos abertos e próprios, em PDF e imagens. Entre os exemplos dados no evento, um pesquisador de mercado pode fazer upload de relatórios de vendas internos (em PDF) e compará-los com tendências públicas do setor.
  • Canvas – espaço para criar algo a partir da descrição do usuário. Pode criar infográficos, quizzes, e resumos de áudio de um podcast em 45 idiomas. No app do Gemini, ele tem velocidade e maior precisão, sendo capaz de criar aplicativos a partir de descrições simples.
  • Gemini no Chrome – com a IA generativa, a busca pode ser mais rebuscada. É possível fazer perguntas mais extensas e a ferramenta apresenta textos, imagens e links sobre o tema pedido. A novidade estará disponível para desktop a partir da próxima quarta-feira, 21, para usuários dos planos Google AI Pro e Ultra nos EUA e que usam o idioma inglês no seu navegador, tanto para Windows quanto iOS. “Em breve”, será possível o Gemini atuar em várias abas e navegar em sites pelo usuário.
  • 2.5 Flash – aplicativo também ganhou como modelo padrão o 2.5 Flash, que entrega respostas de forma mais rápida.

Estudantes do mundo inteiro agora podem criar quizzes interativos com facilidade. E estudantes universitários nos EUA, Brasil, Indonésia, Japão e Reino Unido têm direito a um ano letivo gratuito do plano Google AI Pro.

Números do Gemini

O app Gemini possui 400 milhões de usuários mensais ativos (MAUs, na sigla em inglês). E, ao todo, são 7 milhões de desenvolvedores que utilizam a IA generativa para criar.

E, se no ano passado o Google processava 9,7 trilhões de tokens por mês em seus produtos e APIs, atualmente são processados 489 trilhões de tokens, 50 vezes mais.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!