A Microsoft apresentou os detalhes do Windows Phone 8 (WP8), nova versão do seu sistema operacional para smartphones, cujo lançamento deve acontecer no segundo semestre, em produtos criados por Nokia, Samsung, HTC e Huawei. Os atuais usuários do Windows Phone não terão upgrade para a nova versão. Em vez disso, ganharão uma atualização intermediária, chamada de 7.8. A partir do WP8 todas as atualizações serão automáticas, ou "over the air", tal como acontece no iPhone. Os novos devices poderão trabalhar com processadores multicore.

A principal novidade do Windows Phone 8 é a presença da tecnologia NFC (Near Field Communications), com o elemento seguro no SIMcard, o que agrada às operadoras móveis. Junto foi anunciada a inclusão de um aplicativo de carteira eletrônica, o "Wallet Hub", que permitirá a inclusão de dados de cartões bancários e cartões de fidelidade para uso através do NFC.

Outra novidade importante é o fato de o Windows Phone 8 usar uma arquitetura de software muito similar àquela do Windows 8, sistema operacional para desktops e tablets da Microsoft, incluindo vários APIs para os desenvolvedores, o que permitirá uma integração mais fluente entre aplicações nos diferentes dispositivos.

Foi incluída também uma ferramenta para facilitar a integração de aplicativos de voz sobre IP (VoIP) às funcionalidades do telefone, como a agenda. Essa ferramenta estará disponível para os desenvolvedores.

O sistema de mapas do Windows Phone 8 será fornecido pela Nokia. Até então era usado o Bing. Para alguns analistas internacionais, isso retirará um dos diferenciais competitivos da Nokia frente a outros fabricantes de smartphones.

Por fim, a elogiada interface do Windows Phone será modificada. Os "live tiles" passarão a ter três tamanhos (pequeno, médio e grande), que poderão ser livremente configurados pelos usuários.