O Windows Phone 7.5 chegou em outubro do ano passado, mas ainda não garantiu o seu espaço no mercado. O tempo perdido pela Microsoft para lançar o seu sistema operacional foi o suficiente para que o iOS e o Android se popularizassem e caíssem na graça dos apaixonados por tecnologia. A parceria com a Nokia, que tem feito com que a Microsoft deixe de lado outras fabricantes, também contribui para esta falta de participação no mercado. Mas isso parece ser passageiro. Quem já utilizou o Windows Phone 7.5 sabe que em muitos quesitos o sistema é superior aos concorrentes.

Uma pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel e divulgada agora em maio mostra que o Android ampliou a sua liderança no mercado em 2012. Realizada na Austrália, Grã-Bretanha, França, Alemanha, Itália, Espanha e Estados Unidos, os sete principais mercados, a pesquisa aponta o iOS em segundo lugar, o Windows Phone em terceiro, mas vem aumentando a sua participação, e as plataformas Symbian e BlackBerry nas últimas colocações e em queda.

Sabemos que pode levar certo tempo para que a Microsoft entre na disputa do primeiro e do segundo lugar. E o principal motivo é o atraso em relação às outras plataformas. Mas o Windows Phone é um excelente sistema, tem muitas qualidades e aos poucos certamente voltará a ter um bom espaço no mercado. A principal vantagem desta plataforma é a nova interface para o usuário que ela traz. Acredito que a Microsoft está tentando reescrever sua história a partir desse novo sistema.

Outro destaque é a enorme integração com as principais redes sociais do mercado – Facebook, Twitter, LinkedIn, MSN Messenger – um verdadeiro hub de redes que se juntam e agilizam a vida do usuário móvel. No começo pode parecer um pouco estranho, mas em pouco tempo vemos que de fato funciona.

Não podemos deixar de citar entre as centenas de melhorias e inovações perante o seu antecessor, a integração do dispositivo com o novo OS junto aos produtos Microsoft, que continuam despontando pelo mundo afora. Estou me referindo ao Xbox LIVE, ao Office 360 Mobile e ao SkyDrive, que vão, sem sombra de dúvida, garantir o esperado sucesso desse relançamento, que, talvez, de acordo com o que muitos dizem, seria a última tentativa da empresa para recuperar um mercado que deveria ser deles.

Há quem credite a falta de sucesso do Windows Phone aos poucos aplicativos disponibilizados, mas isto está mudando. Atualmente, são cerca de 80 mil disponíveis através do Windows Phone Marketplace, que ainda perde em quantidade para App Store e Google Play. Mas a Nokia anunciou recentemente uma série de novas parcerias no desenvolvimento de softwares e games a fim de fortalecer a linha Lumia de smartphones com aplicações exclusivas e outras líderes de mercado.

Em minha opinião, o preço dos aparelhos com o sistema operacional da Microsoft é um dos principais fatores que atrapalham o crescimento do Windows Phone. Se comparado com o Android, os valores são bem menos atraentes. De acordo com a consultoria IDC, 70% dos smartphones vendidos no Brasil estão abaixo dos preços dos modelos de Lumia. Sem contar que existem diversos aparelhos com Android e pouquíssimos com Windows Phone.

A IDC estima ainda que a plataforma da Microsoft garanta a vice-liderança apenas em 2016. Isso porque LG, HTC e Samsung também pretendem apresentar dispositivos com o Windows Phone. Além do lançamento do Windows 8, que fará com que a companhia tenha grandes chances melhorar sua posição no mercado de celulares. Eu não posso afirmar quando o Windows Phone chegará ao topo, mas aposto no contínuo crescimento pela qualidade do sistema.