Além dos protestos nas ruas contra o aumento das passagens do transporte público, é possível dar opinião e avaliar os trens e metrôs por meio do aplicativo Komuta (leia-se Komutá). Criado e desenvolvido pela Vinit, desenvolvedora de softwares, o nome do app faz referência à pergunta “Como tá o metrô/trem agora?”.

“O Komuta é uma rede social específica para o transporte público, no momento para trens e metrô. As pessoas compartilham informações sobre a situação dos trens, e o sistema do app coleta esses dados para criar um mapa da rede de transporte em tempo real, mostrando em quais linhas há problemas e quais operam normalmente”, conta Robson Rocha, sócio-diretor da Vinit. O mapa possui três cores: os locais em verde significam operação normal, os locais em vermelho, tráfego lento ou que existe algum problema, e em amarelo, que há dúvidas da normalidade da operação.

Os comentários dos usuários permitem descobrir com mais detalhes o que está acontecendo nas linhas, e o app possui integração com Facebook e Twitter. O Komuta também permite que o usuário faça um trajeto para saber quais são as linhas de trem ou metrô possíveis para o caminho e calcular o tempo aproximado de viagem.

A ferramenta está disponível para as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Recife, Belo Horizonte, Brasília, e também Buenos Aires (Argentina) e Santiago (Chile). “No momento, estamos conversando para implementar o app em São Luís do Maranhão, e também pretendemos acrescentar os ônibus, principalmente os corredores de ônibus, para cobrir todo o transporte público”, comenta Rocha. Agora, a Vinit busca um patrocínio para expandir o aplicativo.

Para a primeira fase do Komuta, a equipe da Vinit teve a ideia, e o investimento foi todo da empresa. O download do app em todas as plataformas disponíveis (iOS, Android, Windows Phone e Blackberry) é gratuito. “Não visamos o lucro, queríamos disponibilizar a informação para a sociedade. Acreditamos que o uso do crowdsourcing é muito interessante, esse mesmo estilo de aplicativo poderia, por exemplo, avaliar os serviços dos hospitais, das escolas, ou criar um mapa dos pontos de violência da cidade”, diz o sócio-diretor.

O app conta com cerca de cinco mil usuários, a maioria homens (78%) entre 18 e 30 anos de idade. Além da versão em espanhol, a ferramenta também está disponível em inglês. “Temos bastante expectativa com a Copa do Mundo, muitas pessoas irão se locomover, e a ideia é também disponibilizar trajetos para pontos turísticos”, completa Rocha.

Links para download em Android, iOS, Blackberry e Windows Phone.