Ônibus do Condado de Marin, Califórnia

No começo do mês de junho, a Uber entrou no segmento de negócios de Software as a Service (SaaS). A companhia fechou um contrato com o Condado de Marin, Califórnia, para gerir o sistema de transporte público da região através de seu app, como noticiou o jornal Financial Times nesta quarta-feira, 17.

Em um acordo de dois anos avaliado em US$ 80 mil, a parceria pode parecer pequena perto dos US$ 3,5 bilhões de receita do primeiro trimestre de 2020, mas mostra um negócio em potencial para a companhia transportes e delivery.

Como funciona

Na parceria, os usuários do Condado de Marin poderão agendar viagens em miniônibus do transporte público via app da Uber, além de comparar se o preço e o tempo são mais atrativos em outros modais, como ônibus local, intermunicipal e sistema de trens. As viagens agendadas terão outros passageiros que vão para a mesma localidade, em um sistema similar ao Uber Juntos.

A Marin Transit, empresa de trânsito do Condado, cobrará dos passageiros US $ 4 por milha (ou US $ 3 por milha para pessoas com problemas de mobilidade). Por sua vez, a Uber receberá uma taxa mensal fixa do condado.