A Sankhya, desenvolvedora e provedora de soluções em gestão empresarial, lançou o ERP Web Mobile, voltado para dispositivos móveis. Entre as características da solução, estão a disponibilidade para qualquer sistema operacional, e a personalização para cada gestor.

“Os ERPs são sistemas grandes, mas simplificamos para os dispositivos móveis, criando atalhos e uma ferramenta de busca. Com a solução, o gestor passa a trabalhar com mais certeza de qualquer lugar, com acesso à agenda, aos resultados dos negócios, ao quadro de colaboradores, entre diversas outras funções”, afirma Felipe Calixto, diretor presidente da Sankhya.

Com 24 anos de mercado, a empresa começou a se arriscar no campo de mobilidade em 2007, quando lançou uma solução de Business Intelligence (BI) móvel. De lá para cá, as atualizações tornaram o ERP Web Mobile a quinta geração do sistema, e a empresa investiu cerca de R$ 18 milhões para essa migração.

“Hoje essa transição para o móvel representa mais do que uma mudança tecnológica, mas é também uma mudança de cultura. Muitos gestores estão apegados ao modelo antigo de gerenciar os negócios, mas acreditamos que daqui a dois ou três anos será impossível imaginar a gestão sem smartphones”, analisa Calixto.

A expectativa da Sankhya é que o novo ERP seja adotado por 10% dos clientes até o final de 2013. Atualmente, a empresa possui cerca de três mil clientes pelo Brasil, principalmente na área de atacado e distribuição. Alguns deles são Fleischmann, Horizon, Microcity, CTBC/Algar Telecom e Philip Morris.

“Os investimentos e melhorias na infraestrutura da telefonia móvel que serão feitos com a chegada dos grandes eventos esportivos no País vão impulsionar ainda mais a mobilidade, que democratiza a tecnologia”, complementa Felipe Calixto. Em 2012, a empresa teve um crescimento de 28% em sua receita bruta, o que o diretor presidente considera ruim. Em 2013, a expectativa é crescer de 30 a 35%, atingindo por volta de R$ 50 milhões.