A Hands, empresa do grupo Pontomobi, aprimorou a segmentação das campanhas de publicidade móvel em seu inventário, dividindo os consumidores por sexo, idade, geolocalização, interesses e estilo de vida. Essa classificação dos usuários móveis só foi possível graças a uma parceria firmada com a TailTarget, empresa especializada em inteligência digital.

Ao todo, são 57 interesses e 17 estilos de vida, dentre os quais: Jovem Executivo; Decisoras do Lar; Fanáticos por Futebol; Apaixonados por Carro; Geeks; Homem de Negócios; Loucas por Beleza; Cult; Classe C; Gourmet; Geração Y; Estudantes; Primeiro Carro; Esportistas; Baladeiros; AAA; It Girls. Há ainda os AppLovers, grupo formado por consumidores com alto índice de instalação de aplicativos, o que pode interessar especialmente para anúncios de apps.

A Hands também passou a adotar o chamado "retargeting" em publicidade móvel, que consiste na identificação de um produto pelo qual o usuário já demonstrou interesse anteriormente em alguma busca ou navegação on-line.

Análise

A segmentação é fundamental para o sucesso das campanhas publicitárias. Quanto mais assertiva e personalizada, maior o retorno em cliques, instalações (no caso de apps) e vendas. O celular, em especial, traz uma informação única e valiosa para a publicidade, que é a localização do usuário. Esse dado, se mesclado com os interesses do consumidor, pode gerar resultados atraentes para os anunciantes. A segmentação por estilo de vida também é cada vez mais comum e relevante na publicidade on-line. Uma empresa que trabalha há bastante tempo com esse conceito é a norte-americana Flurry, que criou o que chama de "personas", arquétipos nos quais procura classificar os usuários para melhorar a segmentação das campanhas.