A SIPVoice, empresa de telecomunicações, deve começar a testar um chip com tecnologia eSIM no segundo semestre. A companhia, que entrou no segmento de Travel SIM (SIMcard para viagens internacionais) este ano, deve começar a usar o chip com alguns beta testers no último trimestre de 2018.

Outra solução que deve ser testada em breve é a utilização do WhatsApp, em viagens internacionais, sem gastar a franquia de roaming. Essas duas soluções aportam no Brasil através da Flexiroam, uma operadora de rede virtual móvel que tem a SipVoice como parceira no Brasil e na América Latina.

As alternativas, com eSIM e WhatsApp gratuito, entrarão com funções do Flexiroam X (Android, iOS), um produto da operadora virtual móvel Flexiroam, vendido no Brasil pela SIPVoice.

Flexiroam X

Com custo a partir de R$ 99 para ter 100 MB de navegação diária na Internet via redes móveis, o Flexiroam X é um adesivo colado ao simcard do usuário. Quando conectado via app e feitas as configurações no sistema dos dispositivos, o chip permite que ele faça a conexão em 130 países via rede móveis, porém, sem gastar sua franquia de dados ou ter custos adicionais em roaming.

Através do app, ele ainda permite fazer recargas mais adequadas às necessidades do consumidor, como afirmou Valéria Carrete, diretora de marketing da SIPVoice: “Com o Flexiroam X você transforma um chip em dois. Você adesiva o seu SIMcard e fica como se fossem dois. É ideal para evitar o ‘troca-troca’ de chips em uma viagem internacional. O Flexiroam X eé muito mais que um SIMcard. A ideia é facilitar a viagem da pessoa, inclusive para ela não buscar uma solução lá fora e ter dificuldades na compra do chip por conta de barreiras como câmbio e idioma”.

A executiva explicou que a ideia da companhia é vender esses chips para qualquer pessoa que queira “ficar mobile” em viagens internacionais e não depender de WiFi, independentemente do perfil. Atualmente com venda em e-commerce próprio, parceria com central de intercâmbio, com casas de câmbio e com um quiosque no Aeroporto de Guarulhos, São Paulo, o Flexiroam tem mais de 580 operadoras globais – entre elas a Vivo – para prover serviço de voz e dados em viagens internacionais.

Operadoras x Travel SIM

Questionado sobre uma possível disputa com serviços de dados e voz de operadoras locais, como Claro, Vivo, TIM e Oi, Carrete acredita que o valor de seu produto e a concepção do “pay as you use” (pague o quanto usa) suportam o crescimento do negócio do Flexiroam X no País.

“No Brasil tem os parceiros de operadoras, mas eles só entram no pós-pago. Pré-pago e controle não têm esse tipo de serviço. Então já tenho um grande flanco aberto. Outro problema é que esses produtos de operadoras têm restrição de países e números ínfimos de MB. Você vai para a Argentina e uma operadora te oferece apenas 10 MB por dia. E também tem um limite de quantidade de dias por ano. Isso abre para nós, no aspecto de inacessibilidade, um público muito grande no Brasil”, explicou a diretora.

“No caso de comprar em operadoras locais no exterior, apenas 2% dos brasileiros falam outra língua. Nossa solução tem como proposta de valor que a pessoa saia de casa já resolvida, conectada e com a solução instalada. O benefício de produto é prioridade, conveniência e economia. Ele deixa o usuário completamente independente. Ele viabiliza voz também.”