O Ministério Público Estadual do Mato Grosso do Sul solicitou, nesta segunda-feira, 20, a implantação de bloqueadores de sinal de telefones celular e radio transmissores nas proximidades da Penitenciária Estadual de Dourados e também do Presídio Semiaberto do Município, que faz parte do complexo.

A medida, assinada pelo promotor Juliano Albuquerque, seria devido ao excesso de apreensões de aparelhos no local: em média, seriam apreendidos cerca de 500 telefones por mês nos presídios. Ele considera a entrada de celulares um dos principais problemas atuais na administração penitenciária.

A Anatel colocou em consulta pública, no final do ano passado, uma série de novas regras para o uso de BSR (Bloqueadores de Sinais de Radiocomunicação). Atualmente, o BSR é uma ferramenta usada para bloquear os sinais de telefones celulares em situações especiais para proteger a população e autoridades, como, por exemplo, para evitar ataques terroristas, em grandes eventos, ou ainda em presídios de segurança máxima.