A Anatel homologou mais duas operadoras móveis virtuais (MVNOs, na sigla em inglês). A BT Brasil, que usará a plataforma da Datora Mobile, e a Always, que usará a plataforma da EuTV, que, por sua vez, utiliza a rede da TIM. As duas funcionarão como credenciadas, sem obrigação de instalar redes.

Como MVNO, a Datora Mobile detém 57,9 mil assinantes, mas seu foco é para o mercado M2M. Agora a empresa atuará como agregadora para a MVNO da BT Brasil.

A EuTV, por outro lado, já funciona como agregadora e tem três operadoras virtuais em processo de implantação, inclusive a dos Correios, para qual venceu licitação neste ano. A previsão é de que a operadora da ECT seja lançada no início de 2017, com previsão de chegar a 9 milhões de assinantes em cinco anos.

Outra MVNO agregada pela EuTV é a Veek, voltada para o público jovem, de propriedade de Alberto Blanco, que já trabalhou na Oi. O lançamento pode acontecer ainda este ano e deve alcançar 500 mil usuários. Essa operadora virtual ainda depende da homologação da Anatel. A notícia sobre a Veek foi dada em primeira mão por MOBILE TIME, um mês atrás.

A Always, que teve a homologação publicada nesta quarta-feira, 20, será uma plataforma de comunicação entre pastores evangélicos e seguidores, como afirma o diretor de Marketing da EuTV, Dani Strada. A previsão é de que essa MVNO atinja de 500 mil a 1 milhão de usuários em até dois anos.

As operadoras móveis virtuais ainda não possuem uma base significativa de usuários no País. A da Porto Seguro, voltada para os segurados e vendedores da empresa, detém no momento 369,9 mil assinantes.