No próximo dia 26 de maio, em São Paulo, acontece o Fórum de Operadoras Alternativas (FOA), organizado em conjunto pela TELETIME e pela Mobile

Time. O evento discute o ambiente para o surgimento de novas empresas e infraestruturas de telecomunicações para além dos modelos tradicionais. Um dos palestrantes do seminário é Abraão Balbino, superintendente de competição da Anatel. Ele apresentará uma análise resultante do acompanhamento das discussões realizadas em diversos organismos internacionais e por diversas consultorias sobre os elementos que mais desafiam o ambiente concorrencial e regulatório atual no setor de telecomunicações.

Segundo o superintendente, o ambiente da Internet das Coisas; o desenvolvimento de modelos baseados em big data e inteligência artificial; as mudanças no sistema financeiro e; os novos modelos de distribuição de vídeo são as quatro áreas que hoje mais pressionam as operadoras de telecomunicações a buscarem novos modelos, impõem o desenvolvimento de novas infraestruturas e, principalmente, exigem de modelos regulatórios. Balbino fará uma análise do cenário brasileiro diante destes desafios e do ambiente para o surgimento e desenvolvimento de empresas e redes competitivas.

O evento terá ainda a apresentação do General Santos Guerra, do Exército Brasileiro, que falará sobre o desenvolvimento de uma rede 4G para as Forças Armadas.

Também em pauta estão o desenvolvimento de redes WiFi, com apresentações da Oi, Claro, Linktel e WiFi Legal; o desenvolvimento das operadoras virtuais (MVNOs), com presença da Datora, Movttel, Porto Seguro e Correios; e o desenvolvimento das redes voltadas para IoT, com palestras do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, WND, Abinc e Vermont. Mais informações sobre a programação e condições de inscrição ao Fórum de Operadoras Alternativas estão disponíveis no site do evento.