O Facebook informou nesta quarta-feira, 20, que o seu aplicativo de troca de mensagens já passou a marca de 1 bilhão de usuários mensais após dois anos de existência como app separado da rede social. Como parte das comemorações do recorde, os usuários do Facebook Messenger (Android, iOS e Windows Phone) ganham acesso a um emoji de um balão comemorativo.

Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, comemorou o novo recorde com uma postagem em sua página na rede social. “Ainda tem muito trabalho a ser feito – e muito mais está para vir – mas este é outro passo para a nossa jornada de conectar o mundo”, escreveu o executivo.

Nos últimos meses, o Facebook tem investido fortemente no Messenger não apenas como um aplicativo de conversa, mas como uma plataforma de relacionamento entre empresas e consumidores através dos chatbots. Dentre as companhias que adotaram a tecnologia de conversa por meio de inteligência artificial e machine learning estão Skyscanner, Pizza Hut, Yahoo e Moovit.

O crescimento do app de mensagens instantâneas é um dos mais rápidos na história da rede social. Um ano antes, o aplicativo chegou a 1 bilhão de downloads na Google Play e, em novembro de 2014, a rede social informou que 500 milhões de pessoas usavam o app por mês.