Os senadores republicanos tiraram da pauta de votação o projeto de lei que aumentava a punição do governo norte-americano contra a ZTE. De acordo com o jornal Washington Post, o recuo dos senadores é uma vitória para o presidente Donald Trump, que costurou um acordo com o seu colega chinês Xi Jiping para a companhia de telecomunicações ter uma punição mais branda, e assim evitar uma série de demissões e até uma possível falência.

O senador republicano Marco Rubio, defensor de uma ação mais enérgica contra a ZTE, acusou os colegas de seu partido de tirarem as restrições da pauta para fortalecer o órgão de investimento estrangeiro, o Committee on Foreign Investment in the US (CFIUS). Por sua vez, o líder da minoria no senado, o democrata Chuck Schumer, disse que a política de Trump transformou o presidente Xi Jiping e o governo chinês em grandes vencedores, enquanto a política de segurança nacional dos EUA e seus trabalhadores são os grandes perdedores.

Vale lembrar, a ZTE foi considerada culpada por violar as sanções dos Estados Unidos contra Irã e Coreia do Norte, ao vender equipamentos aos dois países. Na primeira decisão do governo norte-americano, a empresa chinesa foi proibida de vender smartphones em bases militares, fazer contrato com órgãos estatais e firmas privadas dos EUA – inviabilizando a parceria com a Qualcomm e criando um cenário de falência para a ZTE.

Em conversas com o presidente chinês, Trump alterou a punição. A ZTE foi liberada de fazer negócios com empresas privadas. Contudo, foi multada em US$ 1 bilhão, teve que depositar US$ 400 milhões para garantir que não violaria novamente as sanções, não pode fazer acordo comerciais com o governo e precisou mudar todo o conselho de sua companhia.