A Waymo, empresa de carros autônomos do Google, já contabilizou mais de 12,8 milhões de quilômetros rodados em nove anos nas estradas públicas dos Estados Unidos. Se comparado com novembro de 2017, quando a companhia alcançara 6,4 milhões de quilômetros, a quantidade dobrou em sete meses.

Os dados foram apresentados por John Krafcik, CEO da empresa, nesta sexta-feira, 20, durante um evento da Associação Nacional de Governadores dos Estados Unidos (NGA), em Santa Fé, Novo México. Diante de uma plateia formada por gestores públicos, o executivo da Waymo defendeu que o processo de carros autônomos deve durar alguns anos. Além disso, ele lembrou que não há sistemas com direção automática nas ruas hoje, mas apenas programas com assistência ao motorista.

Em seu perfil no Twitter, Krafick ressaltou que a quantida acumulada é similar a 40 mil quilômetros rodados por dia desde 2009. Além disso, o executivo enfatizou que apenas em simulações de computador, a Waymo já registrou mais de 8 bilhões de km rodados (4,3 bilhões de km apenas em 2017), algo próximo de 25 mil sessões virtuais.

Vale frisar que a apresentação de Krafcik é vital para a Waymo cativar os governadores, uma vez que a companhia depende de aprovação dos estados para operar testes nas estradas públicas. Atualmente a Waymo realiza testes em seis estados: Washington, Califórnia, Arizona, Texas, Geórgia e Michigan.