A Xiaomi confirmou que vendeu 20 milhões de unidades do smartphone Redmi Note 7 no mundo, de janeiro até junho deste ano. A informação foi divulgada no relatório financeiro do segundo trimestre de 2019 nesta terça-feira, 20.

Outra novidade da fabricante chinesa é que os handsets da série K20 atingiram a marca de 1 milhão de unidades vendidas em seu primeiro mês de venda. Ao todo, a companhia enviou ao mercado 32,1 milhões de celulares no segundo trimestre, 100 mil a mais que no segundo trimestre de 2018.

Como resultado, a companhia consolidou uma receita de 32 bilhões de renminbis (US$ 4,5 bilhões, na corretagem atual) com a divisão de dispositivos móveis, um incremento de 5%, ante 30,5 bilhões comparado a um ano antes. Atualmente, as vendas de todos celulares representam 61,6% dos ganhos totais da Xiaomi.

IoT e IA

Entre outros destaques do balanço financeiro está a quantidade de usuários ativos em suas soluções conectadas e de inteligência artificial (IA). A pulseira conectada Mi Band 4 vendeu 1 milhão de unidades em oito dias após o seu lançamento, em 14 de junho. A quantidade de usuários ativos mensais em Smart TVs e na set-top-box Mi Box foi de 22,6 milhões, aumento de 54% na comparação ano a ano.

Em IA, o destaque é a quantidade de MAUs globais no speaker Xiaomi Home (30,4 milhões) e em sua assistente de inteligência artificial (50 milhões) na China, o que torna a plataforma como a IA mais usada na China continental. Excluindo os smartphones e PCs, a Xiaomi possui 196 milhões de dispositivos conectados em sua base, um aumento de 70% ante o ano anterior.

Finanças

No geral, a Xiaomi obteve uma receita de 52 bilhões de renminbis, aumento de 15% na comparação ano a ano. A fabricante registrou ainda um lucro operacional de 2,3 bilhões de renmibis, ante um prejuízo operacional de 7,5 bilhões de renminbis do segundo trimestre de 2018. Com isso, o lucro líquido saltou 71%, de 2,1 de renminbis para 3,6 bilhões de renminbis.