Renner

Mensagem que aparece ao acessar site e aplicativo da varejista

O aplicativo da Renner também foi afetado pelo ataque cibernético que aconteceu na última quinta-feira (19) contra a rede varejista. Apesar de o download ainda estar disponível na Google Play e na App Store, e de sua página inicial aparentar funcionar, o app apresenta uma mensagem de erro quando o usuário tenta acessar as categorias de produtos ou fazer uma compra. Ou seja, não é possível entrar em uma sessão específica para ver os produtos e seus preços, muito menos comprar algo.

Em comunicado nesta sexta-feira, 20, a varejista anunciou que continua com suas equipes mobilizadas executando os planos de recuperação e proteção, “com todos os protocolos de segurança necessários para restabelecer toda a operação da companhia. Nossos principais bancos de dados permanecem preservados”, informou a empresa, que confirmou que as lojas físicas permanecem abertas e funcionando. “Continuamos a trabalhar para restabelecer o e-commerce em breve.”

Renner app

 

“A Companhia segue atuando de forma diligente com o objetivo de mitigar os efeitos de tal evento e manterá seus acionistas e o mercado em geral informados sobre quaisquer informações relevantes a respeito”, encerra o anúncio desta sexta.

Na última quinta-feira (19), a empresa confirmou que “sofreu um ataque cibernético criminoso em seu ambiente de tecnologia da informação”, que resultou em indisponibilidade em parte de seus sistemas e operação e, segundo a empresa, acionou imediatamente seus “protocolos de controle e segurança para bloquear o ataque e minimizar eventuais impactos”.

Tudo indica que se trata de um ataque de ransomware, apesar de a Renner ainda não ter confirmado o tipo de ataque cibernético que sofreu. No entanto, imagens de uma mensagem mostram que o grupo de hackers pede por dinheiro para que a loja tenha os dados de volta.

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Mensagem atribuída ao grupo de hackers que teria invadido os sistemas da Renner

WhatsApp funcionando

O canal de vendas do WhatsApp da Renner continua funcionando. O robô envia o cliente para a loja escolhida e a compra é feita com a assessoria de um vendedor do estabelecimento. O funcionária manda imagens dos produtos e, ao finalizar a compra, é enviado um link de pagamento. No entanto, a varejista não está aceitando, no momento, o pagamento com o próprio cartão de crédito.

A Renner foi procurada, mas preferiu não se pronunciar a respeito além dos comunicados ao mercado divulgados na quinta e na sexta-feira.