Por mês, 40 milhões de pessoas passam pelas gôndolas físicas do Assaí Atacadista. Desses clientes, 14 milhões são usuários ativos no aplicativo Meu Assaí (Android, iOS). De acordo com a empresa, a compra identificada no app tem uma recorrência 59% maior e com gasto médio 30% maior em comparação com as compras não identificadas.
“E a gente tem um volume de compra identificada acima de 40%. Com esses clientes a gente consegue entender melhor como é que eles se comportam e podemos atendê-los de uma forma mais personalizada e ser mais relevante na sua jornada. De dez compras, quatro são possíveis de serem identificadas. O aplicativo nos permite entender um pouco melhor a jornada do cliente, nos permite personalizar sua jornada e ser mais relevante para esses clientes”, explica Rodrigo Callisperis, diretor executivo de TI do Assaí.
Além do aplicativo, a estratégia digital do atacadista também passa por máquinas de self checkout e assistente de IA generativa em aplicativo voltado para os 88 mil colaboradores.
No momento, o Assaí possui mais de 1 mil máquinas de self checkout, responsáveis por 14% do total de cupons em julho. As vendas online também estão em ascensão, com um crescimento acima de 100% ano a ano em entregas via iFood, Rappi e Cornershop.
A empresa também investe em um assistente virtual baseado em IA generativa para atender aos seus colaboradores, respondendo dúvidas sobre vale-transporte, benefícios, medicina do trabalho, segurança, folha de pagamento, férias, rescisões, entre outros assuntos. Esse assistente, atualmente integrado ao Teams, será integrado ao aplicativo “Nossa Gente” no próximo trimestre.
O app voltado para os funcionários é uma plataforma interna de comunicação e colaboração, utilizada para gerenciar benefícios e comunicação com os colaboradores. A empresa também está implementando o projeto “RH 360”, para revisar os processos de RH com novas ferramentas e um sistema de ERP mais robusto. Finalmente, o Assaí Lab, um hub de experimentação de tecnologias emergentes aplicadas ao varejo, busca cocriar soluções com startups.
Outros números do Assaí
Assaí Atacadista é uma empresa brasileira com 50 anos de história e presente em 24 estados. Com uma receita de R$ 80 bilhões em 2024, cresceu seu faturamento 16 vezes nos últimos 12 anos, expandindo de 61 para 302 lojas (com a 303ª prevista para breve).