Nascida em 2002 como uma agência digital, a Tritone Interactive viu nos últimos anos um crescimento significativo das demandas por projetos relacionados a mobilidade. A participação dessa área no faturamento da companhia foi de 20% em 2012 e dobrou para 40% este ano, informa o CEO da Tritone, Fernando Estanislau. "Estamos com 15 projetos em andamento na área de mobilidade no momento. É o carro-chefe hoje para a agência", afirma o executivo. E justifica: "Daqui a um ou dois anos, a base de acessos à Internet será maior pelo celular do que pelo PC. As  empresas têm que acordar para isso rapidamente."

A Tritone tem entre seus clientes empresas de grande porte, como Telefônica/Vivo e Bradesco. Para o grupo de telecomunicações, realizou, dentre outros projetos, a adaptação de seu site com design responsivo, de forma a ser visualizado adequadamente em qualquer device. Para o banco, merecem destaque o app para os clientes de conta universitária e o app para os correntistas do Click Conta, voltada para adolescentes. A Tritone tem um time interno de desenvolvimento em Android e iOS. Eventualmente, para dar conta da demanda, terceiriza o processo.

Estanislau sugere que o primeiro passo para qualquer marca ter uma presença móvel deve ser a adaptação de seu site web para design responsivo. A etapa seguinte seria a elaboração de aplicativos móveis nativos, que agreguem valor para o usuário, evitando a mera replicação do conteúdo web. Ele cita como exemplo o app do Click Conta Bradesco, que inclui um teste vocacional para os adolescentes. O executivo lembra que os apps ajudam as marcas a conhecer melhor seus consumidores, pois conseguem gerar relatórios mais detalhados que os sites. Mas pondera: "Um app não é investimento de baixo custo. Precisa ser bem avaliado e trazer resultados." Dependendo da complexidade do projeto, o preço para a produção de um aplicativo para uma grande marca às vezes ultrapassa R$ 100 mil.

Apesar do sucesso da área mobile, Estanislau garante que a Tritone não vai se tornar uma agência especializada apenas nisso. Sua estratégia continua sendo a de trabalhar de maneira criativa a comunicação digital de seus clientes, independentemente da plataforma. "Olhamos sempre a inovação, sem amarras a um ou outro tipo de canal", resume.