Há um ano, após investimento de R$ 15 milhões, a Minutrade reestruturou sua plataforma de recompensas instantâneas, a Xewards, para que passasse a oferecer não apenas bônus para pré-pagos, mas diversos outros produtos e serviços. Os frutos dessa iniciativa começam a ser colhidos. Em 2018, a companhia distribuiu 54 milhões de recompensas. Neste ano, deve superar 70 milhões. E a projeção para o ano que vem é alcançar 100 milhões, informa Eduardo Jacob, CEO e sócio-fundador da companhia, em entrevista para Mobile Time.

A Minutrade tem hoje 45 parceiros, ou alianças, como prefere chamar, com recompensas disponibilizadas através da sua plataforma. Em média, 12 novos parceiros são adicionados por trimestre. Seus produtos e serviços compõem uma espécie de “marketplace de recompensas”, que a a Minutrade chama de “nuvem de recompensas”. Elas estão classificadas por categoria, como entretenimento, kids, games, saúde e estética, compras, transportes etc. Há desde serviços digitais, como Ubook e 12 minutos, até vouchers para descontos em produtos reais de varejistas como McDonald’s e Centauro.

Jacob relata que entre seus clientes cuja base de consumidores é composta principalmente por pessoas de baixa renda, o bônus para pré-pago ainda é a recompensa preferida, representando entre 60% e 70% das entregas. Mas para aqueles com um público de maior poder aquisitivo, os consumidores preferem benefícios como ingresso de cinema ou corridas no Cabify, por exemplo. “Depende muito do público que você está atingindo”, explica o executivo.

Em sua carteira de clientes a Minutrade é particularmente forte entre bancos. Agora a sua prioridade é conquistar espaço em redes varejistas. “Temos acompanhado as dificuldades do varejo em realizar campanhas que sejam diferentes das tradicionais. E já tivemos algumas experimentações oferecendo premiação instantânea no momento da compra, às vezes ligada à gôndola ou ao check-out. Percebemos que o comportamento do consumidor pode ser alterado com isso”, diz Jacob.