XMobots tem sede em São Carlos, no estado de São Paulo. Crédito: divulgação

A Embraer firmou acordo de investimento para participação minoritária na XMobots, empresa de desenvolvimento de drones e robótica móvel, localizada em São Carlos/SP. A transação, anunciada nesta terça-feira, 20, será realizada por meio de fundo de investimento, cuja única quotista é a Embraer, com opção de aporte adicional futuro.

De acordo com a companhia, o objetivo do investimento é acelerar o mercado de drones autônomos de médio e grande porte, além de explorar novos nichos de mercado. Com a transação, a empresa também busca ampliar sua rede de colaboração para pesquisa de novas tecnologias alinhadas às áreas de desenvolvimento tecnológico, unidades de negócio e inovação da Embraer e da EmbraerX, a incubadora e agente de inovação da companhia.

Fundada em 2007, a XMobots atua principalmente nos setores de agricultura de precisão e geotecnologias no Brasil e na América Latina. A companhia, classificada como a 14ª maior empresa de drones civis do mundo pela consultoria global Drone Industry Insights, é especializada no desenvolvimento e fabricação de drones VTOL (Vertical Take-Off and Landing) de alto desempenho e de tecnologias correlatas, como sensores multiespectrais, sensores optrônicos giroestabilizados, softwares de análise de dados baseados em inteligência artificial e plataforma provedora de serviços com drones.

A conclusão da transação está sujeita ao cumprimento de condições e obtenção de aprovações usuais a este tipo de negócio. Após a finalização do processo, as empresas pretendem trabalhar conjuntamente na criação de memorandos de entendimento relacionados à atuação em mercados civis, e de defesa e segurança.