Um novo aplicativo francês promete ajudar as grandes cidades no combate à poluição. O Plume Air Report (iOS e Android) foi desenvolvido pela Plume Labs para ajudar na previsão em tempo real dos níveis de poluentes, um mal que causa a morte de 7 milhões de pessoas por ano, segundo a Organização Mundial da Saúde.

A ideia do app é evitar que os usuários fiquem expostos à poluição por longos períodos. O Plume Air Report informa os níveis de poluentes em um ambiente, como dióxido de nitrogênio (NO2), ozônio (O3) e material particulado atmosférico (MP 3,5 a MP 10); e índice de raios ultravioleta (UV).

Entre outras funções, o aplicativo envia notificações (push) personalizadas e recomendações aos seus usuários, além de dar previsões e horários corretos para fazer atividades externas (corrida de rua, ciclismo ou atividades com crianças). Assim, o usuário pode evitar exposição à poluição das cidades.

Com 150 cidades globais cadastradas em seu app (Nova Iorque, Tóquio, Paris e Xangai, por exemplo), destaca-se no Plume Air Report uma versão dele para Apple Watch. Do Brasil, apenas São Paulo está registrada até o momento.