A poluição do ar é algo sério que atinge principalmente as grandes cidades de todo o mundo. De acordo com estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2018, nove em cada dez pessoas respiram ar contaminado, sete milhões de pessoas morrem anualmente em decorrência da poluição, sendo 50 mil delas no Brasil.

Com intuito de alarmar a população e os líderes sobre esse problema, uma empresa suíça criou em 2015 o AirVisual (Android, iOS), um aplicativo que mostra a qualidade do ar em mais de 100 mil cidades no mundo, sem bloqueios.

A solução funciona por meio de coleta de dados públicos sobre poluição, como as informações da Cetesb em SP, e compartilhamento de informações por app, site ou tela inteligente. Essas informações aparecem em um painel intuitivo com a pontuação de poluição (US AQI, ou Índice de Qualidade do Ar, em português), temperatura, probabilidade de chuva e velocidade média do vento.

O app usa machine learning e inteligência artificial para mostrar as informações ao usuário. Com essa tecnologia, o AirVisual mostra a previsão do tempo e da qualidade em até sete dias. Desse modo, é possível definir os melhores dias para fazer atividades ao ar livre, por exemplo.

O Air Visual permite fazer comparações entre cidades ou bairros e programar para receber um relatório diário sobre a qualidade do ar, como por exemplo, antes de sair para o trabalho.

Embora esteja em inglês, o aplicativo e seus gráficos são fáceis de entender. Ou seja, se a tela estiver vermelha e o rosto tiver uma máscara, a qualidade do ar está péssima. Se estiver verde e o rosto sem máscara, o índice de poluição está baixo e a pessoa pode fazer atividades em ambientes externos.