Identidade Digital RJ

Versão digital do RG tem validade em todo o território nacional. Foto: divulgação

O Detran do Rio de Janeiro lançou o aplicativo Identidade Digital RJ (Android, iOS), que permite o acesso ao RG pelo celular, com validade em todo o território nacional. A iniciativa do governo do Estado está disponível somente para aquelas pessoas com o documento de identificação emitido a partir de 5 de abril de 2019 tenham a versão virtual. Isso porque esses RGs têm o QR code para ser lido pelo app, elemento que permite baixar o documento.

O governo do Estado deve, posteriormente, disponibilizar outros serviços no Identidade Digital RJ, como marcação de serviços de identidade e localização das unidades de atendimento mais próximas.

Uma vez por ano será necessário que o portador do documento refaça novamente o processo de autenticação obrigatório. E, no momento, para estar em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), o aplicativo está disponível apenas para maiores de 18 anos. No entanto, a previsão é que, no futuro, os responsáveis possam autorizar a emissão dos documentos de seus filhos.

Passo a passo

Para obter a identidade digital RJ é preciso seguir os seguintes passos: depois de baixar o app, o usuário deve conceder as permissões necessárias para o funcionamento do aplicativo; em seguida, escanear o código QR que fica na parte de dentro da identidade física. Em seguida, o aplicativo pede que se faça o reconhecimento facial e o usuário deve criar uma senha numérica. Por fim, o documento é gerado.