Dados de movimentação podem ser categorizados por transportes, compras, educação, saúde, entre outros. (Crédito: divulgação/PicPay)

Assim como outras instituições, o PicPay (Android, iOS) lançou sua ferramenta de gestão financeira por meio do open finance. Pagamentos e recebimentos do usuário de todas as suas contas são agregados em um só lugar, por categoria. É possível também acompanhar o extrato bancário e faturas de cartão de crédito.

As movimentações do usuário são separadas por categorias como transportes, compras, educação, saúde, entre outros. O recurso já está disponível para todos, na opção ‘Minhas Finanças’, dentro do app. É preciso conectar uma ou mais contas de outras instituições para utilizar. A integração pode ser revogada a qualquer momento e é válida por um ano.

O lançamento da funcionalidade decorre da compra do Guiabolso pelo PicPay, em 2021. A nova ferramenta é semelhante à plataforma de gestão financeira, que se popularizou no País, sendo uma das primeiras a fazer a conexão de contas bancárias. Foi uma das referências para a implantação do open finance pelo Banco Central.

Desde que adquiriu o Guiabolso, o Picpay  vem implementando a tecnologia do sistema na sua jornada, como no marketplace de crédito. Neste recurso, mais de 1 milhão de pessoas já deram consentimento para uso de dados. Dessa forma, os usuários podem obter ofertas de crédito personalizadas. Também é possível, desde 2021, iniciar pagamentos de outras instituições dentro do app do PicPay. Sua taxa de consentimento é de mais de 80%.