Ilustração: Cecília Marins

O Guiabolso vai encerrar sua operação em novembro, agora que foi concluída a incorporação de todos os seus serviços pelo PicPay, que adquiriu a fintech em meados do ano passado. Os usuários do Guiabolso serão comunicados a partir da semana que vem e poderão baixar em uma planilha seus históricos de gastos financeiros devidamente categorizados, tal como acessavam no app.

O PicPay lançou ao longo dos últimos meses uma série de serviços herdados do Guiabolso, como um gerenciador financeiro mulitbanco para controle de gastos e recebimentos. Também passou a oferecer consulta de CPF e adicionou cinco parceiros de oferta de crédito em seu marketplace. Além disso, aderiu à fase 2 do open finance e lançou um hub de gerenciamento de consentimentos que já atraiu milhares de usuários de outras instituições financeiras.

Análise

O Guiabolso nasceu em 2012 trazendo um serviço de vanguarda que consistia em um gestor financeiro multibancos para que o consumidor controlasse em um único app todas as suas despesas. Era um embrião do open banking muito antes de se cunhar o termo open banking. 

À época, os bancos tradicionais não tinham interesse em abrir seus sistemas para esse tipo de integração. Para viabilizar sua operação, o Guiabolso precisava que os usuários fornecessem as senhas de acesso a seus serviços de Internet banking para a leitura de seus extratos – tarefa que exigiu uma cuidadosa estratégia de comunicação, deixando claro, por exemplo, que isso não ofereceria riscos, pois para transações financeiras é necessária outra senha. Com inteligência artificial, o Guiabolso lia os extratos e categorizava os gastos em um gerenciador financeiro com interface amigável. 

Nem todos os bancos gostaram dessa iniciativa. O Bradesco, por exemplo, enfrentou um processo no Cade por dificultar o acesso de seus correntistas ao Guiabolso. Acabou fechando um acordo pelo qual abriu o acesso para a fintech.

Hoje, o open finance é uma realidade por força da regulamentação criada pelo Banco Central. A mentalidade dos grandes bancos mudou e muitos enxergam a open finance não como uma obrigação, mas como uma oportunidade. E para se posicionar nesse cenário o PicPay optou pela compra de quem foi pioneiro em compartilhamento e análise de dados de múltiplas instituições financeiras, o Guiabolso.