A Ericsson assumiu um prejuízo de 8 bilhões de coroas suecas (o equivalente a US$ 1,2 bilhão) no resultado deste quarto trimestre em razão do desempenho negativo da joint venture formada com a fabricante suíça de chips STMicroelectronics, na qual ela possui 50% de participação.

A perda inclui a depreciação de ativos, contabilizada para melhor refletir o valor de mercado da joint venture, assim como encargos adicionais relacionados às opções disponíveis para o futuro da companhia. Após uma série de trimestres como balanço no vermelho, o plano estratégico da ST-Ericsson, anunciado em abril, ainda está em execução e prevê a demissão de 1,7 mil empregados.

A STMicroeletronics divulgou a intenção de se retirar da parceria na segunda-feira, 10. A Ericsson, por sua vez, descartou completamente a compra da parte restante da joint venture. “A Ericsson continuará a explorar as diversas alternativas para o futuro dos ativos da ST-Ericsson. Adquirir a maioria da participação, contudo, não é uma opção viável”, afirmou a companhia, em nota.

Analistas especulam sobre a decisão da companhia há alguns meses. As opções podem incluir desde a busca por um novo parceiro ou até mesmo o fechamento da companhia. Uma das possibilidades também seria a venda da divisão Ericsson Mobile Platform para potenciais compradores como Samsung, Huawei ou até mesmo a Apple.