A Apple foi proibida pela Justiça alemã de vender modelos do iPhone 7 e do iPhone 8 no país. De acordo com a Reuters, a corte local definiu que esses handsets violam a patente da Qualcomm de envelope tracking, uma função que ajuda a conservar a bateria enquanto envia e recebe sinais na rede sem fio (Wi-Fi).

No caso, a Apple utiliza chips da Qorvo nos handsets. Como resultado, a Apple afirmou à agência de notícias que deve apelar. Porém, os iPhones 7 e 8 serão retirados das 15 lojas na Alemanha, que passarão a vender apenas os modelos mais novos – iPhone XR, iPhone XS e iPhone XS Max – que não possuem o chip.

O resultado da corte alemã surge semanas após uma decisão similar contrariar a fabricante de smartphones na China. Além disso, é mais um capítulo da disputa judicial entre Qualcomm e Apple que se arrasta em tribunais ao redor do globo desde 2016.

Na briga, a Apple alega que a Qualcomm teve um posicionamento ilegal para manter a liderança no segmento de modems. Por outro lado, a Qualcomm acusa a Apple de usar suas tecnologias de conexões móveis sem pagar o valor apropriado por eelas.

Aprendizado de máquina

Outra notícia que envolve a fabricante dos iPhones nesta quinta-feira, 20, é a promoção de John Giannandrea como vice-presidente sênior de inteligência artificial e machine learning (aprendizado de máquina, em português). Desde abril na Apple, o executivo ajudou a desenvolver as estratégias do Core ML. Agora, ele será responsável pelo desenvolvimento de inteligência artificial e aprendizado de máquina na companhia, o que envolve o Core ML e a Siri. Com 30 anos de experiência, Giannandrea tem passagens por Silicon Graphics, General Magic, Netscape e mais recentemente foi vice-presidente sênior de engenharia no Google.