Ilustração: Cecília Marins/Mobile Time

Um estudo recente da RankMyApp sobre downloads de aplicativos de streaming mostrou que a Netflix é o principal app da categoria na Google Play do Brasil. Feito a partir da análise de dados obtidos na loja de apps entre janeiro e outubro deste ano, o serviço de streaming é o único que mantém uma média de 1,1 milhão de downloads por mês e 11 milhões no acumulado de dez meses.

Na sequência aparece o Prime Video, que tem uma estratégia de oferecer seu streaming com o serviço de entregas Amazon Prime. Em seguida, vem Disney+, HBO Max e Paramount+ (que não teve os downloads computados dos meses de janeiro e fevereiro, mas sempre manteve uma média de 36 mil downloads). Nota-se que Globoplay e outros apps que misturam o modelo tradicional de TV linear, não estão presentes na análise.

Resultado de downloads dos principais apps de streaming do Brasil (Crédito: Mobile Time/RankMyApp)

“Podemos observar que, no período analisado há uma dominância isolada da Netflix em relação aos demais aplicativos de streaming. Também vemos períodos de disputa acirrada entre o Amazon Prime Video, HBO Max e Disney+, embora o Amazon Prime Video lidere entre os três na maior parte do tempo, seguido da Disney+ e HBO Max, respectivamente”, diz trecho do relatório enviado com exclusividade a Mobile Time.

Como resultado, a Netflix tem aproximadamente 60% de fatia de mercado das instalações da Google Play. Ou seja, mesmo se juntar os outros quatro principais rivais, a Netflix lidera o mercado nacional de streaming.

Fatia de mercado dos apps por download (crédito: Mobile Time/RankMyApp)

Na visão da RankMyApp, um motivo para esse amplo domínio é o período que cada plataforma foi lançada no Brasil:

– Netflix, setembro de 2011;

– Amazon Prime Video, dezembro de 2016;

– Disney+, novembro de 2020;

– Paramount+, março de 2021.

Por região

Mapa de buscas por Netflix (vermelho) e HBO Max na Google Play, os locais mais escuros significam onde as empresas registraram mais buscas (Reprodução: RankMyApp)

A busca por aplicativos (quando o usuário digita o nome de um app que deseja baixar), Netflix foi mais forte no Centro-Oeste, em especial no estado de Goiás; mas é mais fraca no Nordeste – com o Piauí com o menor resultado no acumulado de dez meses nas pesquisas. O Prime Vídeo é mais forte no Sul e Sudeste do País, em especial no Paraná, mas foi mais fraco no Norte, com o Pará o pior estado em volume de busca.

Dados de busca de Disney+ (azul) e Prime Video (Reprodução: RankMyApp)

O Disney+ teve uma forte dinâmica de buscas no Sudeste e partes do Sul e Nordeste, sendo Rio de Janeiro o mais forte e Piauí o estado com menos buscas. E o app da Paramount+ é bem forte no Sudeste e parte do Nordeste e fraco no Norte com melhor resultado em São Paulo e o pior no Acre.

Dados de busca de Paramount+ (Reprodução: RankMyApp)

“As buscas são bem distribuídas ao longo de todos os Estados, os streamings possuem padrões diferentes uns dos outros em relação às suas próprias buscas”, aponta a RankMyApp. “Importante destacar a homogeneidade da Netflix, já que o estado com menor busca apresenta 85 na escala de 0 a 100, sendo que 100 é o estado com maior busca. Na Amazon Prime Video o número do estado com menor busca é 65, Disney+ e HBO Max 60 e Paramount+ apresenta a maior diferença com a busca menor de 50”, completou.

Interações e categorias

Posição dos apps na categoria de entretenimento da Google Play (Reprodução: RankMyApp)

Fazendo um cruzamento e olhando para o mercado publicitário e possíveis ações, a RankMyApp procurou uma correlação com outros apps que usuários de streaming também utilizam. Entre os aplicativos que esses consumidores mais interagem estão: Instagram; WhatsApp; Mercado Livre; Shopee; YouTube; TikTok; Facebook; e Subway Surfers. Também vale dizer que os apps de streaming são destaque entre os mais baixados na categoria de entretenimento.

A Netflix terminou o mês de outubro em quarto entre os mais baixados no gênero (entretenimento), Disney+ em sexto, HBO Max em sétimo e Prime Video na 12ª posição. Um ponto positivo é que a Paramount+ foi quem melhorou mais no ranking, da 42ª posição para a 33ª.

“Importante observar que na categoria entretenimento da Google Play Store, temos a presença de apps gratuitos como MegaFlix , o TubiTV e o próprio YouTube, que disputam as primeiras posições com os apps analisados neste estudo”, conclui a RankMyApp em sua análise.