Os quatro aplicativos da marca Galinha Pintadinha (Caixinha da Galinha Pintadinha, Escolinha da Galinha Pintadinha, Turma da Galinha Pintadinha e Genius Galinha Pintadinha) alcançaram mais de 40 milhões de downloads nas lojas e clubes de aplicativos, além de um bilhão de visualizações dos vídeos nos apps.
Guilherme Coelho, diretor executivo da desenvolvedora, indica que o segredo para o crescimento da Galinha Pintadinha nos dispositivos móveis está na conveniência para os pais. Para ele, se o adulto “não enxergar valor, ele não vai comprar” as coleções dentro do aplicativo.
“Já usávamos isso desde 2009 e 2010, trazer uma conveniência para os pais. O aplicativo tem uma forma conveniente”, afirmou Coelho. “O pai acessa lá e não paga nada para acessar parte do conteúdo. Contudo, ele pode pagar por um conteúdo completo dentro do aplicativo. Nós experimentamos que aplicativos, pais e crianças, dão uma triangulação muito boa”.
Entre os vídeos mais vendidos dentro dos apps, aqueles que são considerados mais tradicionais possuem mais sucesso, como o “Pintinho Amarelinho” que após ser comprado pode ser baixado para ser assistido sem rede no celular.
Com outros aplicativos infantis em seu portfólio – Patati Patatá, Palavra Cantada, Bebê Mais, MPBaby e Os Pequerruchos – Guilherme não vê nenhum outro app com o mesmo potencial de crescimento e afirma que a Galinha Pintadinha lidera em todos os quesitos.
Os resultados com a marca infantil contribuíram para a desenvolvedora se tornar o segundo maior publisher digital do País, com faturamento anual de R$ 5 milhões em 2014. Questionado sobre uma possível rivalidade com aplicativos como o Play Kids, o executivo da Ø1 Digital acredita que há espaço para todos, pois a expansão dos aplicativos para o público infantil é superior a outros setores.
“O mercado que envolve aplicativo e envolve conteúdo infantil, ele está fora da curva. Esse crescimento para nós e a continuidade de sua tendência é muito importante”, explicou o executivo. “A área infantil se mostra um caminho seguro, mesmo dentro de um cenário de grande dificuldade financeira do nosso País”.
‘Lottie Dottie Chicken’
Desenvolvido desde 2009 pela Ø1 Digital, o aplicativo infantil mira a internacionalização em sinergia ao trabalho da Bromélia Filmes, criadora dos vídeos da marca que tiveram mais de dois bilhões de visualizações no YouTube. O executivo aponta no radar estratégias de lançamentos da Galinha Pintadinha para Ásia, Europa e Estados Unidos.
Para isso, já possui coleções para vendas in-app em inglês e espanhol. Com isso, a empresa realiza mudanças no nome das personagens. Por exemplo, Galinha Pintadinha torna-se para os norte-americanos Lottie Dottie Chicken. “Nós estamos nos preparando esse ano para fazer atualizações de novas línguas. Sim, temos planos de curto prazo para atualizar o aplicativo para outras línguas”, disse o diretor executivo da desenvolvedora.
Crescimento e novos formatos
Guilherme Coelho acredita que além da internacionalização, o aplicativo deve explorar outros mercados e enxerga um grande “varejo digital” com potencial de crescimento para o meio infantil. Um dos exemplos: o executivo recorda que cinco milhões de downloads dos aplicativos da marca foram realizados para dispositivos com o finado Firefox OS.
“Se eu não fosse procurar novos mercados além da App Store e Google Play – como os clubes de apps da Oi, Vivo, Claro, TIM, e as lojas de apps da Samsung e Firefox -, eu não iria crescer como um grande negócio”, enfatizou Coelho.
A Ø1 Digital almeja ainda outros mercados digitais, como os set-top-box Google Chromecast e Apple TV; e enviou um de seus desenvolvedores para a Apple, com intuito de buscar novidades relacionadas para sistemas como o Apple CarPlay.