A Apple informou nesta quinta-feira, 21, a criação de um centro de desenvolvimento de aplicativos para o iOS na cidade de Nápoles, Itália, o primeiro da Europa. Além da Itália, o único centro de desenvolvimento de aplicativos para o sistema operacional fica localizado no Brasil.

No espaço, os estudantes do país poderão praticar e desenvolver a criação de apps para o iOS. O local utilizado será de uma instituição parceria e contará com professores e currículo especializado para os alunos, além de trazer parceiros de outras instituições italianas para ajudar no processo.

Apenas na Itália, 75 mil empregos estão ligados à comunidade de desenvolvedores da App Store. Na Europa, o ecossistema da Apple suporta 1,2 milhão de empregos conectados diretamente ao desenvolvimento de aplicativos para iOS.

A Apple ainda informou que outros países devem receber o centro de desenvolvimento. Em outubro, a Indonésia anunciou um acordo para levar o projeto ao país e deve se tornar o primeiro na Ásia.

A aposta na App Store não é novidade para a companhia de Tim Cook. Em 2015, US$ 20 bilhões foram gastos na loja de aplicativos por usuários do mundo todo, sendo US$ 1,1 bilhão nas duas últimas semanas do ano.