Matthew Anderson é CMO do Roku

A Roku chegou oficialmente ao Brasil nesta terça-feira, 21. A empresa oferece um marketplace de aplicativos de streaming e download de conteúdo audiovisual para smart TVs criados para o seu sistema operacional próprio, o Roku OS. Sua entrada no Brasil se dá através de uma parceria com a fabricante de TVs AOC, que lança dois modelos com o sistema operacional da Roku. Quem comprar essas TVs precisará criar uma conta na Roku para navegar pelo marketplace e contratar serviços. A compra é feita por cartão de crédito através de um sistema de billing da própria Roku, que fica com uma comissão pelas vendas e repassa o restante para o provedor do serviço. Há também uma farta quantidade de apps de streaming com conteúdo gratuito dentro do marketplace. A Roku começa no Brasil com mais de 5 mil canais de streaming pagos e gratuitos. Entre esses canais, destacam-se: Globoplay, Baby First TV, DAZN, Deezer, Google Play, Happy Kids, HBO GO, Looke, Netflix, Playkids, Spotify e YouTube.

“Nós estamos bem felizes com o começo de nossa atuação no Brasil. Hoje o foco é na parceria com a AOC, mas nós podemos expandir para outras”, disse Arthur van Rest, vice-presidente internacional da Roku. O executivo informou que, por enquanto, a companhia não terá escritório no País, mas lembrou que tem atuação em outros 11 países da América Latina.

Inicialmente, os dispositivos AOC Roku TV serão de 32 (HD) e 43 (FHD) polegadas com preço de R$ 1,2 mil e R$ 1,6 mil, respectivamente. As TVs poderão ser encontradas nas lojas Casas Bahia, Ponto Frio e Extra, a partir da quarta-feira, 22.

Sobre a estratégia de começar com TVs de entrada, Matthew Anderson, CMO da Roku, disse que a ideia é focar em modelos que deem mais escalabilidade ao uso do app, uma vez que 60% das TVs vendidas no Brasil são de até 43 polegadas.

Por sua vez, Andre Romano, diretor de produto da TPV – companhia que detém as marcas Philips e AOC –, disse que há uma possibilidade de levar a Roku e seu sistema operacional para outros modelos da AOC e para TVs da Philips.

No mundo, a Roku tem 15 parceiros que embarcam o OS da empresa em suas TVs. A maioria está no mercado norte-americano. Hoje, uma em cada três TVs vendidas nos Estados Unidos tem o seu sistema operacional.

A Roku tem 32,3 milhões de usuários ativos mensais (MAUs) e alcança em média 80 milhões de pessoas por mês. Em conteúdo, a plataforma registrou 10,3 bilhões de horas de consumo no terceiro trimestre de 2019.

TV da AOC com Roku OS

Mobile

Os usuários de TVs com Roku podem navegar pelo marketplace através do app da Roku (Android, iOS), em vez de usar o controle remoto. No exterior, a Roku também vende conteúdo diretamente pelo app, mas essa não é a estratégia para o Brasil por enquanto.

A Roku não descarta parcerias com operadoras móveis, mas tem procurado mais acordos com ISPs e operadoras de TV a Cabo.