O projeto ARA, do Google, de desenvolver um smartphone totalmente modular ainda não virou realidade, mas o conceito começa a despertar a inspiração de fabbricantes. Um das principais novidades do LG G5, novo modelo top de linha da LG, é o fato de ser parcialmente modular. O aparelho tem um corpo único de metal, mas conta com uma porta traseira pela qual a bateria pode ser removida. No seu lugar, pela mesma porta, podem ser encaixados acessórios que tragam uma bateria junto, como uma câmera e um aparelho de som. Tanto o G5 quanto esses acessórios foram apresentados ao público neste domingo, 21, em Barcelona, na véspera do Mobile World Congress (MWC).

A câmera extra para encaixe no lugar da bateria se chama LG Cam Plus. Ela tem botões dedicados para zoom in e zoom out, foto e vídeo, além de 4 mil mAh. O aparelho de som, por sua vez, é produzido pela B&O Play e permite a reprodução de música com alta fidelidade. A remoção da bateria e o encaixe desses acessórios é fácil e conta com o auxílio de um botão na lateral do telefone.

Outras novidades que chamam a atenção no G5 são um display de data e hora que fica permanentemente ligado e gasta apenas 0,8% da bateria por hora e a presença de duas câmeras traseiras, uma de 16 MP e outra de 8 MP com 135 graus de abertura.

As demais especificações do G5 são: tela de 5,3 polegadas, processador Snapdragon 820, Android 6.0 (Marshmallow), 4 GB de memória RAM, 32 GB de memória interna, entrada para cartão microSD de até 2 TB, leitor de impressão digital, entrada USB tipo C e 2,8 mil mAh de bateria.

Preço e disponibilidade do aparelho ainda não foram divulgados.