O aplicativo de trânsito gratuito Moovit (Android, iOS) anunciou que fechou rodada de investimento (série D) de US$ 50 milhões. Apesar de liderada pela Intel Capital, todos os outros investidores anteriores do app também participaram, como Sequoia, BMW iVentures, Sound Ventures (do ator Ashton Kutcher) e a Hanaco. A injeção anunciada faz com que o capital total levantado pela empresa suba para US$ 133 milhões.

O Moovit também anunciou a assinatura de um acordo estratégico com a Mobileye, colocando, inclusive, seu fundador, Amnon Shashua no Conselho de Administração do Moovit como observador.

As duas medidas servirão para que o Moovit possa expandir sua equipe de vendas global, aprimorar seus produtos de consumo para apoiar o crescimento de usuários e investir na sua plataforma de Mobilidade como Serviço (MaaS). A meta é que o app expanda pelas cidades e, com isso, atinja a meta de mais de 1 bilhão de usuários até 2021.

Sobre o aplicativo

A função do Moovit, app que nasceu em Israel, é ajudar seu usuário a usar da melhor forma o transporte público. As informações guiam as pessoas em suas viagens em direções passo a passo, com ônibus, metrô, trem, VLT, bicicleta e a pé. Atualmente, o Moovit está presente em mais de 2 mil cidades em 80 países, inclusive no Brasil. O app fornece informações sobre transporte público para mais de 120 milhões de usuários. Com todas as informações coletadas, a empresa se transformou numa gigantesca central de dados sobre o transporte público das cidades onde está presente e gera mais de 1 bilhão de informações sobre mobilidade nos transportes públicos. Com isso, o Moovit é capaz de assessorar municípios e operadoras de transporte público a gerenciar melhor suas redes.

Combinação

Se o Moovit fornece uma série de dados sobre transporte público e ajuda na mobilidade urbana, a Intel Capital é uma empresa que investe em carros autônomos, plataformas de mobilidade e infraestrutura inteligente. A combinação dos dois pode ajudar na preparação das cidades para a chegada dos veículos autônomos.