Os 4 milhões de títulos que fazem parte do catálogo de livros da Livraria Cultura agora podem ter seu código de barras identificado através de um leitor instalado em celulares. A empresa fechou um acordo para integrar seu sistema àquele acessado pelo software Scanlife, um app leitor de códigos de barras desenvolvido pela Scanbuy e presente em quase 1 milhão de telefones no Brasil.

Quando um usuário do Scanlife apontar a câmera para o código de barras de um livro presente no acervo da Livraria Cultura, ele acessará automaticamente uma página do produto dentro do site de compras da empresa, podendo até mesmo efetivar pelo celular a encomenda.

Este é o primeiro acordo do gênero firmado pela Scanbuy no Brasil. A companhia quer estender a ideia para outros setores, como supermercados e redes de produtos eletroeletrônicos e de saúde. O diretor geral da Scanbuy no Brasil, Bernardo Abecasis, explica que o propósito dessas parcerias não é gerar uma receita direta, mas incentivar o uso do aplicativo. Ele esclarece que o acordo com a Livraria Cultura não é exclusivo. Ou seja: outras cadeias de livrarias podem firmar parcerias similares, gerando uma lista de links e de preços quando do ato da leitura do código de barras.

5 milhões de usuários

Atualmente, existem cerca de 50 milhões de usuários do Scanlife no mundo. A Scanbuy projeta que em abril atingirá a marca de 1 milhão somente no Brasil. A expectativa é ampliar para 5 milhões a quantidade de usuários no País até o fim do ano. O Scanlife está disponível gratuitamente para iOS, Android, Windows Phone, BlackBerry e Java. Além disso, vem pré-instalado em aparelhos vendidos pela Vivo.