Tela inicial do app Cultura Play. O usuário pode escolher três programas de seu gosto, mas também pode pular (Divulgação: TV Cultura)

A dica de aplicativo do dia é o app de streaming da TV e Rádio Cultura, o Cultura Play (Android, iOS), da Fundação Padre Anchieta do Estado de São Paulo. Lançado em abril deste ano, o app tem como vantagem a transmissão ao vivo da programação da TV estadual e das rádios Cultura FM (música clássica e instrumental) e Cultura Brasil (MPB), além de um acervo de obras gravadas.

O acervo é justamente o lado ruim. Cresci vendo a TV Cultura, em especial programas como ‘Rá Tim Bum’, ‘Castelo Rá Tim Bum’, ‘Mundo da Lua’, ‘Confissões de Adolescente’ na juventude; e, quando mais velho, ‘Cartão Verde’, ‘Festival de Campos do Jordão’, os shows do SESC do domingo de manhã, ‘Vox Populi’, ‘Ensaio’, do Fernando Faro, e que tinha todos os grandes nomes da música popular brasileira.

Nada disso está no app.

O Cultura Play tem o acervo mais recente da TV Cultura. São bons programas, como o ‘Terra Dois’, do psicanalista Jorge Forbes, ‘Hiperconectados’, com o cientista Átila Iamarino, e os concertos da Orquestra Jazz Sinfônica, no ‘Brasil Jazz Sinfônica’. Mesmo os programas mais longevos, como ‘Roda Viva’ e ‘Senhor Brasil’ têm apenas edições atuais. Uma lástima, já que, com relação ao Roda Viva, ao menos uma vez por ano assisto no YouTube entrevistas clássicas do programa, como de João Saldanha, Tom Jobim, Telê Santana, Ayrton Senna e Jô Soares.

Assim como o Vox Populi com Garrinha. É possível ter uma leve visão do que era o trabalho jornalístico. E o cenário era um clássico da época, com o fax e o telefone com fio dividindo o espaço com os cinzeiros e cigarros dos entrevistados e participantes em um estúdio de TV.

Fazem parte da programação que faz os concertos históricos da Jazz Sinfônica, OSESP e Theatro Municipal de São Paulo, como a apresentação de Tom Jobim com a Jazz no Festival de Campos do Jordão. Shows lendários de jazz com gênios como B.B. King. Isso é de uma riqueza enorme e não está no app. E outro ponto que não entendo é: o app é de uma TV estatal. Por que colocar publicidade?

E o player é bem basicão, acelera e volta 15 segundos quando assiste há um conteúdo gravado e o botão de mudo. Qualidade de vídeo, velocidade do áudio e legenda, não tem nada disso. Não existe um espaço de configurações. Quando assiste a um programa ao vivo, sequer têm botões de pause e play. E nas rádios, o buffer trava toda hora e é muito comum perder uma música.

Enfim, o app tem a vantagem de permitir o acesso à TV e rádio no smartphone ou tablet, algo que permite usos menos invasivos que uma TV. Por exemplo, eu gosto de deixar a rádio tocando bem baixinho para puxar o sono de madrugada e acordar de manhã ouvindo música.