A OpenSignal, empresa de medição de serviços móveis, anunciou nesta quarta-feira, 21, o recebimento de um aporte de U$ 8 milhões em uma rodada série B. A rodada foi liderada pelo investidor europeu Octopus Ventures, e os já investidores Qualcomm Ventures, O’Reilly AlphaTech Ventures e Passion Capital também participaram. A empresa sediada em Londres usará o dinheiro para a contratação de mais funcionários e para expandir as operações.

A empresa mede a qualidade dos serviços móveis usando dados de crowdsourcing de aplicativos. A OpenSignal disse que expandiu a cobertura para mais de 80 países em todo o mundo, com base em dados compilados de mais de 100 milhões de pessoas.

O crescimento da start-up aconteceu nos últimos dois anos devido à expansão do seu modelo de negócios. Quando a OpenSignal nasceu, oito anos atrás, ela foi construída com base na premissa de usar seus próprios aplicativos para coletar dados. E, embora ainda os use, mais recentemente começou a fazer a integração com aplicativos de terceiros para reunir um grupo maior de usuários de celulares e, com isso, expandir os tipos de dados coletados pela empresa e seu alcance.

A OpenSignal não revela sua avaliação, mas o CEO e cofundador Brendan Gill afirmou para o site TechCrunch que houve um aumento significativo sobre a avaliação realizada na série A, quando à época foi de US 15,46 milhões. Naquele momento, a empresa levantou U$ 5,3 milhões.