A Oi apresenta novas soluções digitais integradas de TI e telecom dentro de seu portfólio para cidades inteligentes. Voltado tanto para o setor público quanto para o privado, a empresa desenvolveu plataformas na área de segurança, eficiência operacional e redução de custos.

Para segurança pública, a Oi disponibilizou solução de monitoramento urbano através de câmeras com analytics, que permitem o reconhecimento facial e leitura de placas de veículos. A ideia é localizar pessoas, veículos suspeitos e identificar padrões e situações de risco. A Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro iniciou a adoção da solução no Carnaval. Foram instaladas 29 câmeras em Copacabana e os dados coletados ficam armazenados com os clientes da operadora, no caso, a secretaria de segurança. Búzios e Niterói também começam a adotar a solução de vigilância da Oi, assim como os estados de Pernambuco e Sergipe.

Outras soluções

A Oi também apresentou outras soluções voltadas para cidades inteligentes. A fiscalização eletrônica permite o monitoramento e a gestão de equipes de campo, fiscalização do trânsito, da saúde, do meio ambiente, de zoonoses e de aspectos sanitários por meio de um aplicativo.

A solução de gestão de frotas monitora e rastreia o veículo via GPS e dados móveis e conta com funcionalidades de telemetria. Sua função é aumentar a produtividade em campo: é possível visualizar os veículos online, além de ter histórico de percurso, de consumo de combustível, entre outros dados.

A gestão de facilities (IoT) promete redução de custos ao evitar deslocamentos desnecessários de equipes para verificação de ocorrências. Para isso, a solução conta com sensores em salas de equipamentos, com monitoramento de energia, de temperatura e de acesso físico ao local.

Com o analytics (big data), a Oi desenvolveu uma solução para segmentos de varejo, utilities e setor público. A partir das informações geradas por uma empresa, o big data da Oi processa esses dados, fornece análises e cria algoritmos próprios para ajudar as companhias com novos insights de negócio.