cidades inteligentes

A Conexis e a Abrintel apresentaram as cidades vencedoras da nova edição do Ranking de Serviços de Cidades Inteligentes, estudo elaborado pela Teleco, nesta quinta-feira, 25. Seu objetivo é identificar os municípios com maior oferta de serviços inteligentes para o seu morador. Participaram as 100 maiores cidades do Brasil. Este ano, Uberlândia/MG e Campo Grande/MS foram as grandes vencedoras, sendo a primeira em serviços de cidades inteligentes e a segunda, como vencedora entre as capitais.

Uberlândia

Odelmo Leão, prefeito de Uberlândia/MG

A cidade mineira possui 19 dos 26 serviços inteligentes avaliados. Entre 2020 e 2021, dois serviços foram adicionados. Entre seus munícipes, mais de 279 mil usuários por mês utilizam o e-gov, que pode ser acessado via site ou aplicativo.

Os serviços da categoria saúde/educação atenderam mais de 230 mil usuários por mês. Com relação aos semáforos inteligentes, 62% dos cruzamentos possuem a solução. Foram realizados ao todo mais de 1,5 milhão de prontuários eletrônicos. E 25% das lâmpadas de LED são monitoradas através de telegestão.

Em sua fala, o prefeito da cidade, Odelmo Leão (Progressistas), reforçou que os dados sobre a iluminação inteligente avançaram desde que foram coletados, passando para 71% de lâmpadas monitoradas. Vale dizer que ano passado a cidade também levou o primeiro lugar no ranking.

“A prefeitura tem mais de 95% de seus serviços já informatizados. O cidadão não precisa vir até a prefeitura para resolver um problema”, conta.

Leão disse também que o programa de vacinação contra a Covid-19 utiliza o SMS para informar local, dia e hora de tomar o imunizante. Ao todo, 1,2 milhão de pessoas fizeram o agendamento pelo celular.

Outro ponto que o prefeito pontuou em sua fala foi de que a cidade está preparada para receber a tecnologia de quinta geração. De acordo com Leão, não há impeditivos no que se refere à instalação de antenas e outros equipamentos tecnológicos dentro da legislação local, como, por exemplo, a de Uso e Ocupação do Solo (Lei 525/2011).

Campo Grande

Já a capital do Mato Grosso do Sul possui 24 dos 26 serviços inteligentes pesquisados pela Teleco. Entre 2020 e 2021, sete serviços foram adicionados; o sistema municipal possui mais de 2,7 milhões de prontuários eletrônicos; foram instaladas 69.825 lâmpadas de LED inteligentes habilitadas à função de telegestão; e a cidade possui um total de 64 câmeras de monitoramento.

O prefeito de Campo Grande também disse que a cidade está avançando “a passos largos para receber a tecnologia 5G. Nossa equipe já levou ao ministro Fabio Faria as normativas e ferramentas que comprovam o nosso avanço”, contou.

O ranking

O Ranking de Serviços das Cidades Inteligentes (RSCI) faz um levantamento nos 100 maiores municípios do País e contabiliza uma série de serviços oferecidos, inserindo pesos diferentes para serviços inteligentes (peso 2) e acesso aos serviços (peso 1).

A pesquisa mostra que todas as cidades do ranking possuem ao menos dois serviços de cidades inteligentes. Das cidades analisadas, mais de 80% delas possuem serviços de mobilidade urbana ligados aos transportes públicos. Um aumento de aproximadamente 10 pontos percentuais na comparação com 2020. O sistema de aluguel de bicicletas está na casa dos 20%, um pouco abaixo na comparação com o ano passado. Porém, iguala a 2019.

O acesso remoto a tarefas e conteúdos educacionais está presente em cerca de 40% das cidades, um aumento expressivo se comparado com 2020 e 2019, quando a taxa estava um pouco acima dos 15%.

Atualmente, 80% dos municípios analisados contam com câmeras de vigilância, um aumento de 30 p.p. na comparação com o ano anterior. Já os semáforos inteligentes estão em quase 40% das cidades. Em 2020 cerca de 20% dos municípios possuíam o serviço.

As outras cidades que complementam o ranking são: Fortaleza/CE (cuja nota final empata com Campo Grande, a segunda colocada, sendo ambas com 3,5), Santo André/SP, Belo Horizonte/MG, Blumenau/SC, Curitiba/PR, São José dos Campos/SP, Limeira/SP e Porto Alegre/RS.