São José dos Campos/SP vai alugar em breve 30 óculos inteligentes para colocar à disposição das forças de segurança do município. A notícia foi dada por Anderson Farias (PSD), prefeito da cidade, durante o evento “Smart cities: tendências e inovações tecnológicas para os desafios das cidades brasileiras”, que ocorreu de forma híbrida na Japan House, em São Paulo, nesta terça-feira, 21, promovido pela NEC.

A mesma prefeitura realizou no ano passado testes com dez vestíveis durante as festas de aniversário da cidade. Segundo o prefeito, os testes foram bem-sucedidos e agora o município pretende alugar para deixar disponível aos agentes de segurança – guarda municipal, polícias civil e militar etc.

Os óculos possuem cinco câmeras, reconhecimento facial, leitor de placa de veículos (OCR), alto-falantes e microfone e permitem a comunicação com uma central – no caso de São José dos Campos, é a Central de Segurança e Inteligência (CSI). O operador técnico dentro do CSI pode enviar informações aos agentes que estão trabalhando e vice-versa. Ou seja, o agente pode captar as imagens e transmitir para a CSI e a central retorna com informações sobre o indivíduo. Os óculos podem transmitir e enviar áudio e vídeos.

“Estamos testando os óculos e, neste caso, eles não serão comprados, mas alugados. Trata-se de uma prestação de serviço”, explica o prefeito.

Os vestíveis estarão disponíveis para as forças de segurança a partir do dia 30 de março.