|Publicada originalmente no Teletime| A cidade paulista de São José dos Campos foi novamente a primeira colocada na edição 2020 do Ranking das Cidades Amigas da Internet e de Serviços Inteligentes, feito pelo SindiTelebrasil em parceria com o Teleco e divulgado nesta terça-feira, 25. Segundo o presidente da entidade das operadoras, Marcos Ferrari, o município foi escolhido pela segunda vez seguida por conta das “políticas e ações públicas realizadas que facilitam a instalação de ERBs [estações radiobase] e redes necessárias”.

O prefeito de São José dos Campos, Felício Ramuth, destacou que pretende utilizar o conceito de smart city “as a service” (como serviço), e que foi preciso convencer o Tribunal de Contas para poder passar pelas barreiras necessárias na hora de modernizar a legislação. Ramuth cobrou do governo maior atenção para o modelo. “Serviço não é contemplado em nenhum órgão federal ou estadual, não é considerado investimento. Na minha opinião, isso é um erro. Tem que comprar serviço, e não produto”, afirma. A cidade pretende colocar 200 pontos de WI-Fi, conectando 800 salas de aula.

O ranking também mostrou que há um grande trabalho a ser feito pela maior cidade do País. São Paulo ficou novamente nas piores colocações, em penúltimo (98ª posição). Porém, a última colocada, Brasília, já modernizou sua legislação de antenas em maio deste ano, mas os efeitos não vieram a tempo da elaboração do estudo. Para ter acesso completo aos dados, acesse o site.

Capital 

A capital de destaque foi João Pessoa, por conta da atualização e modernização da legislação de antenas em 2019. A prefeitura da cidade paraibana desenvolveu 60 ações, além de um contrato com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para uma linha de crédito de US$ 100 milhões para o município se transformar em smart city, como a implantação de um centro de controle com funcionamento 24h. “Estamos terminando de construir o termo de referência, devemos licitar e contratar em 2021”, afirma o representante da prefeitura, Ademilson Ferreira.

Serviços Inteligentes

Na premiação de destaque de serviços de cidades inteligentes, Santo André, também em São Paulo, recebeu o prêmio por possuir 20 dos 26 serviços pesquisados, segundo Marcos Ferrari. O prefeito de Santo André, Paulo Serra, destacou que a criação de aplicações foi realizada em conjunto com startups, e que houve uma grande integração do sistema com o centro de operações. A previsão é de que, até o início de 2021, sejam instaladas 3 mil câmeras. “E cada lugar conectado vira um ponto de acesso Wi-Fi para as pessoas”, destaca Serra. O alvará para instalação das antenas também é um processo inteiramente digitalizado – a cidade esteve na última colocação do ranking do ano passado.

Pandemia

O presidente da Anatel, Leonardo Euler, destacou que, além do ranking, a crise provocada pela pandemia do coronavírus propiciou uma visão maior da essencialidade das telecomunicações para as aplicações digitais, “que têm sido impulsionadas porque têm se mostrado mais eficazes para endereçar os desafios”. Euler destacou também que isso trouxe redução de custos de transações e ganhos de propriedade, até mesmo para o Estado.

Evento

A infraestrutura para a conectividade e economia digital também será tema de debates do Painel Telebrasil 2020, que ocorre nos dias 8, 15, 22 e 29 de setembro. As inscrições gratuitas para o Painel e a programação estão disponíveis no site (clique aqui).