|Publicado originalmente no Mobile Time Latinoamérica| A Subsecretaria de Telecomunicações do Chile (Subtel) realizou nesta quinta-feira, 21 de março, a abertura das propostas dos operadores que participarão da segunda licitação 5G no país. As duas empresas que apresentaram propostas foram a Entel Telefonía Local SA e a Claro Chile SpA, para a atribuição da banda de 3,5 GHz do espectro.

Neste segundo leilão de 5G, serão atribuídos até cinco blocos de 10 MHz, expandindo a capacidade e cobertura disponível desta rede para todos os chilenos, ao conectar mais de 100 novas localidades e 1.500 quilômetros de rodovias.

A Comissão encarregada de realizar o ato de abertura analisará e avaliará as propostas dos dois operadores e divulgará nos próximos dias, através de um ato preliminar, suas observações ou decisão final do leilão.

“O Chile está muito bem posicionado a nível mundial em matéria de telecomunicações e somos líderes na América do Sul na instalação de redes 5G, que abrangem todas as capitais regionais e provinciais do país com redes de alta velocidade”, disse Claudio Araya San Martín, subsecretário de telecomunicações do Chile, durante o ato de abertura.

Esta segunda licitação busca alcançar mais regiões do país e poder oferecer conexão de alta qualidade aos usuários. A respeito disso, o Subsecretário afirma que, “em um prazo de dois anos ou dois anos e meio, o espectro atualmente disponível será escasso para a implementação das novas redes, e é necessário expandir desde já as capacidades”.

O Chile foi um dos primeiros países da América Latina a realizar os leilões do espectro para as redes 5G. No ano de 2021, os operadores Entel, Wom e Movistar foram selecionados para a implementação do 5G. Desde então, o Chile registra 2,38 milhões de usuários 5G.

5G já chegou à Antártica

O ministério de Transporte e Telecomunicações informou que foi habilitada a conexão à Internet 5G na Antártica, através da operadora Entel. Esta era uma das obrigações do primeiro leilão de 5G. A conexão foi estabelecida.  na Villa Estrellas, uma antiga aldeia onde se encontra um grande número de grupos científicos trabalhando na área e militares da Força Aérea Chilena. Além do 5G, espera-se a modernização das redes 3G e 4G para oferecer melhor conectividade.

Ilustração de Nik Neves