Algumas semanas atrás entrevistamos o criador do app Lingua.ly, que se propõe a ser uma ferramenta complementar ao estudo de línguas. Desde então testei bastante o aplicativo com palavras em inglês e gostei da experiência.

Lingua.ly funciona como um dicionário que vai gravando as palavras buscadas e depois propõe exercícios de memorização junto com pequenos textos extraídos da Internet contendo as palavras procuradas. Nesses textos, o estudante pode marcar novas palavras desconhecidas, recebendo a tradução na forma de um pop-up. Toda palavra buscada é lida em voz alta pelo app.

Os textos selecionados são sobre temas escolhidos pelo próprio usuário: entretenimento, esportes, política, cultura etc. Lingua.ly vai aprendendo o nível de vocabulário do estudante, o que lhe permite apresentar textos que não sejam nem muito fáceis e nem muito difíceis. Todos são curtos, com um ou dois parágrafos, geralmente o lide de uma matéria recente.

Os exercícios de memorização também são rápidos, com cinco palavras cada, e podem ser feitos em momentos ociosos do dia. Vira quase um jogo, uma brincadeira. E funciona: reler uma palavra pesquisada um mês depois e lembrar seu significado dá um sensação boa de que de fato você a aprendeu. Eu usava o Google Translate como dicionário online para o meu dia a dia no trabalho. Estou fazendo agora a transição para o Lingua.ly, por causa da vantagem de guardar as palavras e testar minha memória a posteriori.

O único problema é que o app foi desenvolvido pensando em estudantes que têm o inglês como língua nativa e estão aprendendo outros idiomas, como o Português. Isso porque todas as traduções passam pelo Inglês. Ou seja: não dá para traduzir direto do Francês para o Português, por exemplo. Um estudante brasileiro de Francês só pode ver as traduções para o Inglês. De qualquer forma, para quem estuda Inglês, em qualquer nível, é um app bastante interessante e que vale experimentar.

Link para download na Google Play