O Waze está negociando parcerias com dez cidades do mundo para troca de informações sobre o trânsito. A primeira acertada é com o Rio de Janeiro, onde o aplicativo conta com 400 mil usuários cadastrados, dos quais 50 mil o utilizam diariamente. No caso da capital fluminense, a parceria começou na visita do Papa no ano passado, quando o aplicativo se integrou ao centro de operações da prefeitura.

Além dos acordos estratégicos com governos municipais, o Waze tem estimulado cada vez mais a participação dos seus usuários no envio de informações em tempo real. "Estamos mudando de crowdsourcing para participação em massa", gerente de desenvolvimento de negócios do Waze para América Latina, Flávia Sasaki, que participou nesta quarta-feira, 21, do Tela Viva Móvel, em São Paulo. Em situações extraordinárias, como mega-engarrafamentos em Los Angeles, ou emergências, como nevascas, a participação da comunidade do app tem sido fundamental no cálculo das melhores rotas.

Segundo Flávia, a missão do Waze é economizar 5 minutos por dia no trânsito de cada usuário. "Isso representa 5 horas por mês e 210 Kg por Co2 a menos por ano na atmosfera", disse.