Apesar de o cronograma da Caixa para os beneficiários do auxílio emergencial prever a transferência da segunda parcela do valor para outros bancos apenas em 30 de maio, usuários do Mercado Pago (Android, iOS) poderão utilizar o dinheiro, via fintech, fazendo transferências como se fossem pagamentos.

Para conseguir usar o dinheiro, o cliente deve fazer uma transferência do saldo do aplicativo Caixa Tem com o cartão virtual da Caixa para a conta do Mercado Pago. Outra opção é gerar um boleto bancário no aplicativo da fintech e pagar pelo app Caixa Tem. Dessa forma, o valor será transferido para o Mercado Pago, porém, ao contrário da primeira opção, que é imediata, na segunda alternativa, o crédito leva de um a dois dias para entrar na conta da fintech.

O Mercado Pago também oferece a seus clientes saques por meio de QR Code nas máquinas da Rede24Horas com tarifa reduzida a R$ 4,90 (normalmente o valor é em torno de R$ 9). No entanto, vale reforçar, essa opção só acontecerá depois do dia 30 de maio. Há também isenção para 25 transferências (por mês) na modalidade TED para contas de outras instituições. Para envio de dinheiro entre contas Mercado Pago não há cobrança. Segundo Tulio Oliveira, vice-presidente do Mercado Pago, na última quarta-feira, 21, mais de 100 mil beneficiários transferiram o dinheiro do auxílio emergencial para contas da fintech.