O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) recebeu no ano passado 1.668 denúncias, o que significa um aumento de 175% em relação a 2019. O crescimento se deve à disponibilização da plataforma Clique Denúncia, ambiente digital onde qualquer cidadão pode denunciar à autarquia ações que prejudicam a concorrência, sejam relacionadas a atos de concentração (operações que envolvem fusões e aquisições de empresas), ou a condutas anticompetitivas, como cartéis.

Em 2020, o canal de denúncias foi reformulado para ser um ambiente mais seguro ao denunciante. No novo formulário são solicitadas apenas informações estritamente essenciais para a análise da prática denunciada.

Segundo Felipe Roquete, coordenador-geral do Cade, a maioria das denúncias registradas no último ano foram relacionadas à formação de cartel no mercado de revenda de combustíveis, cartel em licitações e condutas unilaterais. Além disso, 90% das acusações foram apresentadas por pessoas físicas e 10%, por pessoas jurídicas e órgãos do governo.