O Twitter (Android, iOS) anunciou que está trazendo para o Brasil sua ferramenta de denúncias para fake news. O mecanismo começou a ser testado no ano passado nos Estados Unidos, Coreia do Sul e Austrália. Desde o lançamento deste teste, a rede social recebeu 3,73 milhões de denúncias referentes a 1,95 milhão de diferentes tweets publicados por 64 mil contas diferentes.

Em uma série de tweets, a rede social explica que a ferramenta provou ser útil, mas que ainda enfrenta alguns desafios. “Dos Tweets denunciados e analisados por nossas equipes, apenas 10% violavam nossas políticas. Isso indica que ainda são necessárias melhorias no processo”, escreveu.

Já de antemão, o Twitter informa que o piloto não tem como responder a todas as denúncias recebidas. “É importante entender que a aplicação de nossas políticas em relação a conteúdo enganoso no Twitter é feita principalmente de forma proativa, sem a necessidade de denúncia”, explica a rede social.

O teste da funcionalidade também foi expandido nesta segunda-feira, 17, para Espanha e Filipinas.

Eu seu blog, a rede social explica que a ideia da expansão para esses países é colher dados sobre o funcionamento da ferramenta em países não anglófonos antes de torná-la disponível globalmente. Outro ponto importante é que, tanto no Brasil quanto nas Filipinas é ano de eleições, o que poderá ajudar como um meio de denúncias nesse período.